Os alimentos que você consome antes ou depois do treino na academia fazem toda a diferença na hora de colher os resultados. Afinal, são eles que garantem um funcionamento pleno do corpo na hora do exercício, e a melhor recuperação possível no fim. Fazer as escolhas certas é importante para ter, além de um bom rendimento, mais saúde e qualidade de vida!

Os carboidratos são parte essencial nesse processo. Eles fornecem a energia, ajudam na contração muscular e na manutenção do açúcar no sangue. Assim, retardam a fadiga e melhoram o desempenho. Mas quão são as melhores opções para antes, durante e depois do treino?

Antes: Prefira fontes de absorção rápida, que ajudam a evitar o desconforto e garantir a energia para o início da atividade. As melhores opções são os pães, frutas e sucos naturais.

Durante: Dependendo da intensidade, é preciso ingerir entre 30 g e 60 g de carboidrato por hora de exercício. O ideal é consumir as bebidas esportivas, ou o gel de carboidrato. Eles ajudam a manter o desempenho e evitar a fadiga muscular. Mas atenção: se optar por esse tipo de suplementação, tenha o acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Depois: É importante repor os estoques de energia com o consumo de um alimento rico em carboidratos, acompanhado de uma fonte de proteína. Boas opções de refeições pós-treino são: pão com queijo, arroz com peixe assado ou macarrão com frango grelhado.

Ao escolher as fontes corretas de carboidrato para cada momento do treino, seu rendimento e sua saúde agradecem!