Quem trabalha ou estuda e tem filhos sabe que as 24 horas do dia são poucas para o preparo das refeições da casa. A boa notícia é que existem meios de deixar essa rotina mais fácil! Agendas compartilhadas, cardápios semanais, listas de alimentos, preparação antecipada de pratos e organização na hora das compras são alguns deles. Todos ajudam a equilibrar os horários e garantir mais tempo perto de quem você ama. Quer saber mais?

“Podemos contar com um quadro na cozinha, com o esquema de cardápios para o almoço e jantar de todos os dias da semana”, sugere a nutricionista Priscila Nogueira, da Revitale Consultoria. Ela explica que esse menu da família deve ser pensado com pouca antecedência. Isso possibilita o aproveitamento de ingredientes já comprados na criação das receitas.

Organização em casa

Uma dica importante é deixar os legumes, o feijão e a salada já preparados. Cozinhar os pratos e congelar em pequenas porções também é uma opção. “Na hora do consumo, basta descongelar e finalizar o preparo”, diz Priscila.

Os alimentos podem ser listados em ordem de preferência pela família, evitando repetições. Também é importante usar a criatividade ao utilizar o mesmo ingrediente. “Se pensarmos no arroz integral como base, podemos cozinhá-lo com legumes, brócolis, saladas ou ainda fazer bolinhos”, explica a especialista. O mesmo se aplica a batata, que pode ser assada com ervas, em forma de purê, nhoque, cozida e até dentro da sopa. A ideia é variar!

 

No supermercado

A hora das compras também é importante para manter a organização. A começar pelo carrinho, onde você já pode separar produtos que devem ser guardados na geladeira, congelados, itens de despensa etc. Assim, no caixa, tudo está previamente organizado. “Em casa, o ideal é dividir os itens em áreas, com os alimentos do mesmo grupo juntos. Sempre com o antigo à frente, para não vencer”, indica a chef Mayra Abucham, da consultoria Dedo de Moça.

 

E a lancheira das crianças?

Preparar o lanchinho da escola com os pequenos por perto é uma ótima opção para deixar essa tarefa mais divertida! “Pense nos itens com antecedência, e deixe tudo preparado na geladeira. Na hora de sair de casa, é só guardar os alimentos na mochila”, completa Priscila.

Como é a sua rotina em família? Conte para a gente nos comentários!

Por Lucas Tavares