Como já conversamos aqui, organizar a cozinha é uma tarefa que exige atenção, principalmente para quem mora sozinho. Com algumas regras simples, é possível evitar o desperdício e controlar os itens da despensa sem drama! Ao posicionar alimentos no local correto da geladeira, por exemplo, você já está fazendo a sua parte para que eles durem mais.

Não sabe por onde começar? Confira as dicas da chef Monica Sky, do Studio do Sabor, que realiza cursos ensinando lições básicas para iniciantes na cozinha:

 

Para organizar a geladeira:

 

1. Proteja os alimentos dentro de recipientes bem fechados. Assim você evita que o cheiro se espalhe. Esperar a comida esfriar antes de guardá-la é importante para garantir a eficiência do refrigerador e ainda ajudar na economia de energia.

2. As frutas devem ser armazenadas na parte mais baixa da geladeira, ou nas gavetas indicadas pelo fabricante. Nessas áreas o frio é menor, o que garante a conservação por mais tempo.

3. A porta é o local da geladeira que mais sofre com a variação de temperatura. É a área ideal para as bebidas!

Itens no congelador:

1. O alimento congelado deve ser armazenado em potes plásticos, vidros ou em saquinhos próprios para isso. Sempre em quantidades pequenas, com etiqueta de identificação e data!

2. Cozinhe o alimento, deixe esfriar e guarde no congelador logo em seguida. Após retirar do freezer, não recongele novamente.

3. A validade de um produto congelado varia. Mas, em média, você pode guardá-los no freezer por dois ou três meses.

 

E a despensa?

1. Essa deve ser uma área bem ventilada, longe da umidade. Os produtos devem estar sempre bem fechados.

2. Arroz, feijão, farinhas, açúcar, latas, azeite e vinagre são bons exemplos de itens que você pode comprar e estocar, sem problemas.

3. Dica para quem mora sozinho: monte cardápios semanais, estocando apenas o necessário para essas refeições.

Imprima essa lista e confira se a sua cozinha está em dia para conservar os produtos por mais tempo. Assim você evita o desperdício, economiza e ainda sobra tempo para pensar em receitas diferentes!

Por Marina Oliveira