É bem provável que você já tenha consumido algum alimento com aveia na vida. Caso contrário, chegou a hora de experimentar e entender o porquê do sucesso desse cereal! Além de gostoso, ele é saudável e fonte importante de carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras. Tudo isso junto fornece energia e ainda ajuda quem está com foco em perder alguns quilinhos.

O grande diferencial está em uma fibra chamada beta-glucana, que traz vantagens para a sua saúde. Ela ajuda a deixar o processo de digestão mais lento, atua na diminuição do colesterol, na redução da pressão arterial e no controle da diabetes. Como é uma fibra insolúvel (ou seja, não é digerida pelo organismo), ela faz uma verdadeira limpeza no intestino. Passa pelo corpo de forma intacta varrendo as substâncias indesejadas. Isso faz com que alguns estudos considerem o cereal como funcional, capaz de prevenir o câncer, por exemplo.

Como consumir

Depois dessa lista de benefícios, agora tudo o que você quer é sair incluindo a aveia em todas as refeições, não é? A lista de possibilidades é grande. Ela pode estar presente na alimentação em pães, bolos, misturada ao leite ou ao iogurte com frutas… Mas é importante lembrar: para promover saúde, ela deve ser inserida em uma alimentação saudável, sempre bebendo muita água e outros líquidos não calóricos.

Os nutricionistas recomendam a ingestão de cerca de 40 g de aveia, distribuídos ao longo do dia nas diversas refeições ou lanches. Mas atenção: mais do que uma xícara por dia já deixa de ser saudável! Além de um possível excesso calórico, aveia demais pode causar desconforto intestinal, inchaço, diarreia e até enjoo. Então coma com moderação e aproveite todos os benefícios desse cereal que é o queridinho dos brasileiros!