Se você pratica exercícios, provavelmente já descobriu que escolher a modalidade ideal é o primeiro passo para alcançar o tão esperado bem-estar. Para chegar lá, é preciso experimentar diferentes esportes, até encontrar o que mais te agrada. E que tal buscar essa motivação extra nas piscinas? A natação é um esporte completo – que ajuda a queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar a respiração.

Segundo a especialista em atividades aquáticas Bárbara Valente, da BodyTech, a natação é uma excelente companheira para quem deseja perder peso – quando aliada a um estilo de vida saudável. “Isso acontece devido ao aumento do consumo do oxigênio pelo organismo quando a atividade é praticada na água”, conta. Ela explica no blog da academia que, em um único treino, a frequência cardíaca (quantidade de pulsos por minuto do coração) varia bastante – o que acelera o emagrecimento com baixos riscos ao corpo.

A consultora em qualidade de vida Priscilla de F. de Arruda Camargo, do portal Sentir Bem, completa lembrando que essa modalidade “alonga a musculatura, queima calorias, regula o sistema cardiovascular e, principalmente, a respiração, pois a inspiração e a expiração são fortemente trabalhadas”.

No caso dos praticantes de hidroginástica, os benefícios também são muitos. “O trabalho é semelhante, por lidar com a resistência da água”, conta Priscilla. Segundo a especialista, essa força provoca o mínimo de impacto, o que diminui as chances de lesões.

O que acha de experimentar a natação? Quem sabe você não descobre nas piscinas seu esporte predileto!

Por Marina Oliveira