Elas são saborosas, nutritivas e deixam qualquer receita mais docinha e charmosa. Só por esta pequena lista, fica difícil não aproveitar as qualidades das frutas vermelhas! Elas funcionam bem juntas ou separadas – e ainda trazem diversos benefícios para a saúde. Separamos algumas para você conhecer todas as vantagens do consumo dessas delícias, e não deixá-las de lado no próximo prato.

Os benefícios das frutas vermelhas

Framboesa

Rica em fibras solúveis e em vitamina C, a framboesa tem tudo para ser o hit do próximo verão, segundo a nutricionista Larissa Mathias, da Hortifruti. A fruta tem grande capacidade antioxidante, atuando contra o envelhecimento celular, aumentando a imunidade e prevenindo doenças. “O consumo dela pode melhorar os níveis de colesterol no sangue e fazer uma faxina no corpo, eliminando metais e toxinas indesejáveis”, completa.

 

Goji Berry

Goji berry

Se a framboesa é a fruta do verão de 2015, a goji berry fez sucesso na mesma estação este ano. A frutinha seca tem origem asiática e ficou famosa por seus poderes em prol da qualidade de vida. Entre os benefícios atribuídos a ela estão a prevenção da diabetes e da pressão alta e a ajuda contra o envelhecimento precoce da pele. Alguns estudos também destacam a presença da vitamina C – a fruta conta com mais desse nutriente do que a laranja, por exemplo.

 

Blueberry

Mirtilo

Essa frutinha também é muito conhecida como blueberry. Ela é fonte de vitamina C (essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo), além de ser rica em fibras (o que ajuda a regular o funcionamento do intestino) e manganês (traz benefícios aos ossos e à absorção do cálcio pelo corpo). Segundo a entidade Blueberry Council, é ainda uma boa opção para quem deseja emagrecer, por conter pouco sódio e gorduras. Sem contar que a cor roxa ajuda a deixar qualquer receita mais bonita!

 

Amora

Amora

Conhecida em diferentes versões (como preta, branca e silvestre), essa fruta é indicada pra quem está preocupado com a balança – 100 g contam com cerca de 50 calorias. A amora é rica em cálcio, importante para proteger o corpo de doenças como a osteoporose. Também é fonte de ferro, essencial no transporte do oxigênio e na prevenção da anemia. As folhas da amoreira são famosas por produzirem um chá que é conhecido como aliado do emagrecimento.

Se interessou pelos poderes das frutas vermelhas? Além de serem deliciosas in natura, elas podem trazer sabores diferentes para suas receitas. Aqui no Sabor em Movimento você pode aprender a usá-las em um cheesecake com pão tipo australiano, em uma versão saudável da cuca alemã e também em forma de geleia caseira, para acompanhar pães e torradas. Aproveite!