Quem não adora parar alguns minutinhos do dia para se alongar? Essa prática ajuda a deixar a preguiça de lado e faz muito bem para a saúde! Principalmente entre quem pratica atividades físicas. Isso porque o alongamento prepara os músculos para o exercício, além de relaxá-los no fim do treino. E tudo isso significa mais saúde e disposição!

Quem nos ajuda a entender a importância do alongamento é a treinadora Ângela Costa Galdino, da academia Eco Fit. Ela explica que esse estica-e-puxa ajuda a ganhar flexibilidade, o que traz um aumento na extensão dos momentos. Ou seja: se você corre na esteira, vai conseguir dar passadas mais largas e perfeitas.

O alongamento no fim do treino é o mais importante. Ele desacelera o corpo e diminui a tensão nos músculos. Antes do exercício, o ideal é realizar o aquecimento, que prepara cartilagens, articulações e músculos”, destaca. Isso pode ser feito em uma caminhada ou pedalada leve, esportes que aumentam a temperatura do corpo para a atividade seguinte.

O alongamento também traz benefícios para a saúde de quem não pratica exercícios. “Não existem restrições para o alongamento, nem horários. Separe 20 a 30 minutos do dia para essa atividade, que deixará o corpo mais descansado e com menos tensões”, completa a treinadora.

O que acha de acrescentar uma pausa de 20 minutinhos no seu dia para o alongamento? Não deixe de nos contar os resultados depois!

Por Marina Oliveira