Comum em pães, bolos, tortas e biscoitos, o centeio está entre os grãos que não podem faltar na sua dieta! Parecido com a cevada e com o trigo, a Secale cereale L. é um tipo de cereal cultivado principalmente nas regiões de clima frio. Não é à toa que na Europa essa é a farinha utilizada em dois terços dos pães consumidos. Aqui no Brasil, a região Sul tem a maior área de cultivo desse alimento. Mas você sabe quais são os benefícios desse ingrediente para a sua saúde?

Os principais nutrientes presentes no centeio são: carboidratos, fibras, fósforo, magnésio, zinco, manganês e selênio. E por que eles são importantes? Além de promover a energia necessária para o corpo realizar as atividades do dia a dia, o grão ainda ajuda a garantir a boa saúde do intestino e dos ossos.

O cereal também fortalece o sistema de defesa do corpo – o que ajuda a diminuir as gripes e resfriados, por exemplo. Quem deseja perder alguns quilinhos vai adorar saber que o centeio contribui no controle da absorção da gordura e do açúcar no sangue. E que ele é fonte de antioxidantes, que eliminam os radicais livres.

Onde encontrar?

O centeio pode ser encontrado como um grão integral, em flocos ou farinhas. Como dissemos acima, as principais formas de consumo são em pães, bolos, tortas e biscoitos.

Não deixe de acrescentar todas essas propriedades no seu cardápio!