Pouca gente sabe, mas o limão tem origem asiática. Os diversos tipos de limão podem ser encontrados facilmente durante todo o ano, e mudam um pouco no tamanho, cor e textura da casca. Saiba um pouco mais sobre eles:

  • O limão taiti é o mais conhecido, de casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido. Com ele, é bom fazer sucos e a famosa limonada;
  • O limão galego tem casca clara e fina, é pequeno e suculento. Fica muito bem em drinques e bebidas;
  • O limão siciliano é grande, de casca enrugada, grossa e amarela, e seu suco é o mais ácido. Seu sabor cai muito bem em molhos e risotos;
  • O limão cravo tem aspecto semelhante a uma mexerica, com casca e suco avermelhados e sabor forte. É ótimo para temperar saladas.

O destaque nutricional do limão é o seu teor de vitamina C. Afinal, o suco de meio limão de qualquer variedade fornece, pelo menos, 15% das necessidades diárias dessa vitamina, que, devido à sua capacidade antioxidante, participa do funcionamento do corpo de diversas maneiras:

  • Protege as células da ação de substâncias que podem prejudicar a sua estrutura e função (radicais livres);
  • Participa da produção do colágeno, proteína que mantém as células da pele, cartilagem e ossos unidas;
  • Estimula a absorção de ferro de origem vegetal, mineral presente na castanha-de-caju, aveia e feijão.

Entenda no quadro abaixo porque o limão é um alimento tão versátil:

beneficios-limao-2

 

Referências bibliográficas

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção. 2014.
  2. Matos EHDSF. Dossiê Técnico / Cultivo do limão. Serviços Brasileiros de Respostas Técnicas e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Técnicológico da Universidade de Brasília, UnB. 2007.
  3. USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.
  4. Vannuchi H, Rocha MM. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes – Vitamina C. São Paulo: ILSI Brasil. 2012.