Com o aumento da procura por uma alimentação mais equilibrada e saudável, os pães com grãos (como a linhaça, o quinoa, a aveia etc.) estão se tornando cada vez mais conhecidos e consumidos. Além de deliciosos, eles também chamam a atenção pelos inúmeros benefícios que trazem à saúde. Mas o que será que um chef especialista pensa sobre o tema? Para descobrir, conversamos com Rogério Shimura, dono de uma famosa escola de panificação e confeitaria em São Paulo (SP).

“Este tipo de pão é enriquecido com fibras e oleaginosas [como as castanhas, por exemplo]. Hoje ele está em alta, principalmente pelo interesse das pessoas em cuidar do bem-estar físico. Os nutricionistas e personal trainers valorizam a dieta balanceada, incluindo os pães com grãos nela”, conta.

O chef padeiro também falou sobre a importância dos pães com grãos para a saúde. A aveia, por exemplo, reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, além de ajudar no funcionamento do intestino. Já a linhaça é rica em ômega-3, e ajuda a combater o envelhecimento precoce e os radicais livres. Ele ainda destaca que, quem preferir, ainda pode intercalar o consumo deles com os pães brancos.

Além do consentimento dos nutricionistas, é sempre bom saber que um chef especialista em panificação também aprova os pães com grãos. Agora é só escolher o seu recheio predileto e saborear este alimento cheio de sabor e saúde!

Por Lucas Tavares