Iniciar uma reeducação alimentar nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes o comprometimento em perder peso existe, mas alguns deslizes podem atrapalhar o objetivo final. Pensando nisso, listamos os cinco erros de quem não consegue emagrecer. Fique de olho nas dicas e veja se você está no caminho certo!

1. Ficar longos períodos sem se alimentar, pulando refeições. Essa atitude faz com que o corpo passe a trabalhar mais lentamente. Assim, se gasta o mínimo de energia possível, o que dificulta o emagrecimento. Além disso, a chance de exagerar na refeição seguinte é grande, pois o apetite será muito maior.

2. Exagerar nos fins de semana. É comum não dar a atenção necessária à dieta aos sábados e domingos. Essa falta de equilíbrio pode prejudicar todo o esforço realizado ao longo da semana.  O ideal é ter uma dieta balanceada, variada, saborosa e equilibrada (no que diz respeito a quantidade), sempre. Seja qual for o dia da semana!

3. Adicionar azeite e óleos em excesso. O azeite e os óleos vegetais possuem gorduras boas, que devem estar presentes na alimentação. Mesmo assim, são calóricos (9 Kcal a cada 1 g). Eles podem e devem ser utilizados no tempero de saladas e no preparo de refogados e grelhados, mas sempre com moderação.

4. Consumir frutas em excesso. As frutas oferecem fibras, vitaminas e minerais em excelentes quantidades. Por isso, devem ser consumidas diariamente. Mas atenção: elas possuem, em média, 70 Kcal por porção. Isso pode fazer diferença no fim do dia. O ideal é comer de três a cinco porções, dependendo das necessidades individuais.

5. Cortar os carboidratos da alimentação. Eles são a principal fonte de energia do corpo, em um processo que favorece a eliminação das gorduras e o emagrecimento, consequentemente. O ideal é adequar o consumo para períodos em que ocorre o maior gasto calórico, e não retirá-los por completo do cardápio. As melhores escolhas são os carboidratos na forma integral, como pães integrais, arroz e massas integrais.

Corrigindo os hábitos acima, é possível realizar uma verdadeira reeducação alimentar! Isso significa perder peso de forma saudável e de forma duradoura, sem brigas com a balança.