O leite de vaca é considerado um dos alimentos mais completos da alimentação, já que é rico em nutrientes que contribuem para a manutenção da saúde de diversas maneiras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclusive afirma que o leite de vaca está presente na recomendação alimentar dos principais guias alimentares no mundo. O consumo recomendado varia de uma a três porções diárias deste alimento.

Existem alguns tipos de leite disponíveis para consumo:

TIPOS-DE-LEITE
Como mostramos acima, independente do teor de gordura, o leite é fonte de proteínas de boa qualidade, ou seja, que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação para serem utilizadas na formação das estruturas do corpo, como músculos e pele.

Além disso, apresenta vitaminas que participam do processo de geração de energia, e os minerais importantes para a saúde dos ossos. O cálcio ainda é essencial para o funcionamento dos músculos e do coração. O leite é a principal fonte deste mineral na alimentação, já que contém maior quantidade deste mineral por porção do que outros alimentos, como sardinha, sementes e verduras escuras. E, por também ser fonte de proteínas, fósforo e lactose, aumenta a absorção de cálcio no intestino.

Seu filho tem intolerância à lactose ou alergia ao leite? Veja aqui o que muda no cardápio deles.

Naturalmente rico em nutrientes e sabor, o leite é um alimento versátil que pode ser incluído na alimentação de diversas maneiras. Com café, com chocolate, com cereal matinal, em vitaminas e receitas super variadas. Escolha a sua!

Referências bibliográficas  

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  • USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.