Além de combinar com todas as refeições, o queijo é um daqueles ingredientes que faz a diferença quando o acrescentamos no prato. Deixa tudo mais gostoso e bonito! Mas você sabia que a composição nutricional dele pode variar, dependendo do tipo?

Hoje o Brasil produz e consome diversos tipos de queijos. O que faz com que cada um deles tenha um sabor próprio são os diferentes tipos de processamento. O leite utilizado e o tempo de maturação também ajudam a criar estilos diferentes para esse ingrediente.

Benefícios para a saúde – De maneira geral, os queijos são alimentos que se destacam pelo alto teor de proteínas. Eles contam com os aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo. Além disso, está presente o cálcio, mineral importante para a saúde dos dentes e ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Os queijos ainda apresentam, em quantidades variáveis, minerais como fósforo, selênio e zinco. As vitaminas A, B2 e B12 também podem fazer parte da composição.

Os diferentes estilos – Quer saber mais sobre os nutrientes dos queijos antes de escolher o seu favorito? Então confira essa tabela especial que preparamos com as características principais dos tipos mais conhecidos:

 

Composição nutricional (porções de 20 g cada)
Nutrientes  Mussarela  Prato  Parmesão  Minas frescal Ricota Cottage
Proteína 4,4 g 4,7 g 7,6 g 3,5 g 2,3 g 2,7 g
Gorduras totais  4,5 g  5,6 g  5,5 g 4,0 g  1,6 g 0,4 g
Cálcio  101 mg  130 mg  251 mg 116 mg  54 mg 14 mg

Depois de descobrir os benefícios e as diferentes composições do queijo, chegou a hora de escolher o que mais combina com a sua alimentação! Qual é o seu favorito?