Você sabia que o nosso corpo tem a capacidade de se manter em equilíbrio, independente do ambiente? Por exemplo, no verão, em que o clima é quente e úmido, o organismo se adapta rapidamente para que a sua temperatura seja equilibrada. Como consequência, o suor tem um volume maior de água, há uma concentração mais baixa de sais eliminados, o xixi é produzido em menor quantidade e a circulação do sangue aumenta bastante.

E uma alimentação equilibrada é essencial para ajudar nessa manutenção. Por isso, é muito importante que se cuide da hidratação do corpo por meio de um consumo maior de líquidos e menor consumo de sal.

A base da sua hidratação deve ser a água, que também pode ser consumida de forma aromatizada com ervas ou frutas. Além disso, opte por outras fontes de alimentos que contribuem para a saúde: água de coco, sucos naturais e chás sem adição de açúcar, carnes magras ou frutas e legumes com alto teor de água são ótimas opções. Dê preferência para os alimentos da época como abacaxi, maçã, manga, nectarina, uva, pimentão, tomate e brócolis. Dessa forma, a gente evita aquela retenção de líquido chata e ainda passa pela estação mais quente do ano leve e saudável.

Importante: o calor inibe a fome, então não se esqueça de manter uma alimentação leve e equilibrada, com saladas, frutas, carnes magras e também sanduíches naturais para compor todas as suas necessidades nutricionais. Confira uma receita deliciosa para deixar o seu dia refrescante.

Fontes: I. McArdle WD, Katch FI, Katch VL. Sports & Exercise Nutrition. Ed Lippincott Williams e Wilkins, 1999. II. O´Neil D. Adapting to Climate Extremes. Palomar College. 2012. III. Better Health Channel. Fluid Retention. State Government of Victoria (Australia), 2014. <Disponível em: http://www.betterhealth.vic.gov.au/bhcv2/bhcpdf.nsf/ByPDF/Fluid_retention/$File/Fluid_retention.pdf> Acesso em: 20/10/2015; IV. Berman K. Sun’s effect on skin. U.S. National Library of Medicine. 2013. V. Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão.  VI. Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (NEPA). Tabela brasileira de composição de alimentos. TACO. Campinas: Unicamp. 2011; 4. VII. Izac DD. Alimentação saudável no verão. Senado Federal. 2008. VIII. Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Sazonalidade dos produtos comercializados no ETSP. Seção de Economia e Desenvolvimento da Ceagesp. Disponível em: http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf Acesso em: 20/10/2015. IX. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar.