Tem coisa mais gostosa do que começar a pensar nas receitas que vamos preparar para as ceias de Natal e Ano-Novo? Alguns ingredientes já são típicos das festas, como a lentilha, por exemplo. Para comemorar esse momento tão esperado, separamos cinco itens que são a cara dessa época, para contar quantos benefícios eles podem trazer para a saúde. Aqui estão eles:

Lentilha: Esse grão é tradicional nas festas de Réveillon, por ser sinal de boa sorte para o ano novo que está por vir. Ele é rico em fibras solúveis, o que é útil no controle do colesterol, na redução de doenças do coração e no combate de problemas de intestino. Outra boa notícia é que a lentilha também pode ser utilizada como aliada na perda de peso, por promover a saciedade e diminuir a fome.

Nozes

Nozes: Sempre ilustres durante a época natalina, as nozes são ricas em ômega-3, zinco e potássio, além de contar com as vitaminas C e E. Essas substâncias auxiliam na melhora do desempenho de tarefas que requerem habilidades motoras, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, melhoram o humor e combatem o Mal de Alzheimer. Elas ainda têm efeito antioxidante e dão uma ajudinha no controle do peso.

 

Uvas passas

Uva passa: Outro ingrediente consumido aos montes durante o fim do ano são as uvas passas! Como já contamos aqui, esse ingrediente atua muito bem como antioxidante, na prevenção de doenças do coração e na diminuição da sensação de fome. Com a fruta desidratada ainda é possível garantir uma ajuda extra no controle do peso, no funcionamento do intestino e no equilíbrio da pressão arterial.

 

Vinho

Vinho: Os vinhos do tipo tinto possuem uma substância chamada resveratrol, que tem função antioxidante e anti-inflamatória. Ela ajuda no retardamento do processo de envelhecimento, na redução do colesterol ruim – e aumento do bom – e na diminuição dos riscos de câncer de pulmão, pele e próstata. A bebida também auxilia a prevenção de doenças do coração.

 

Romã

Frutas de época: Elas também são protagonistas em uma bela mesa de Natal e Ano-Novo. A romã, por exemplo, ajuda na redução dos níveis de colesterol, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e diminui a retenção de líquidos. Já a ameixa tem papel importante no bom funcionamento do intestino, já que é rica em fibras, e também contribui para a absorção de substâncias benéficas ao corpo, como o ferro.

Agora não faltam bons motivos para você começar a escolher os ingredientes que vão fazer parte das suas ceias de fim de ano!

Por Lucas Tavares