Anemia é o nome que se dá aos casos de baixos níveis da proteína que transporta oxigênio no corpo (hemoglobina). A formação da hemoglobina está relacionada a diversos nutrientes, assim, os baixos níveis dessa proteína podem ser decorrentes da deficiência de zinco, vitamina B12, outras proteínas e principalmente ferro. A anemia atinge ¼ da população mundial de todas as faixas etárias, mas, especialmente, crianças de 2 e 3 anos e mulheres em idade fértil. Os principais sintomas da anemia são palidez, cansaço, falta de apetite e disposição, além de menor capacidade de aprendizado e atenção.

A deficiência de ferro é responsável por aproximadamente 90% dos casos de anemia no mundo. Portanto, o consumo adequado deste nutriente é essencial para controlar o número de casos desta doença considerada um problema de saúde pública global.

O ferro está presente em diversos alimentos, como mostramos abaixo:

anemia

 

Por fim, uma alimentação variada e balanceada é essencial para consumir a quantidade recomendada de ferro por dia (14 miligramas) e, ainda, melhorar a absorção deste mineral essencial.

imagem_anemia

Referências bibliográficas

  1. Biblioteca Virtual em Saúde. Anemia. Ministério da Saúde. Coordenação-Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição; 2004.
  2. NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação. Tabela brasileira de composição de alimentos. TACO. Campinas: UNICAMP. 2011;4.
  3. USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.