Quem disse que as crianças não devem praticar esportes regularmente? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, incluir 60 minutos de exercícios moderados por dia na rotina dos jovens entre 5 e 17 anos traz diversos benefícios para a saúde! Essas atividades podem acontecer em forma de brincadeiras, competições recreativas e na aula de educação física do colégio, por exemplo.

Manter uma rotina ativa nessa fase da vida é importante para garantir um crescimento saudável de ossos, músculos e articulações. Além disso, é possível prevenir problemas cardíacos e neuromusculares. Isso sem esquecer a manutenção do peso ideal, evitando a obesidade infantil.

Para ajudar os pais a incentivar as melhores atividades, o Departamento de Saúde dos Estados Unidos listou os exercícios mais indicados de acordo com a faixa etária. Veja abaixo alguns exemplos:

 

Tipo de exercício Crianças Adolescentes
Aeróbicos moderados Caminhada rápida ou andar de bicicleta Atividades recreativas (como o skate e a canoagem) ou esportes que envolvam jogar e capturar a bola (queimada)
Aeróbicos intensos Pular corda, praticar artes marciais (como o karatê) ou esportes como o futebol e o basquete Esportes como a natação, corrida, tênis e dança
Flexibilidade dos músculos Cabo-de-guerra ou subir em árvores. Subir e se pendurar em barras de brinquedos típicos do playground Escaladas, abdominais ou flexões
Fortalecimento dos ossos Pular amarelinha, obstáculos ou corda. Esportes como a ginástica e o basquete Atividades como o basquete, vôlei, tênis e corrida

 

O que acha de escolher uma das atividades acima e incentivar seu filho a sair da frente da televisão ou do computador? A saúde dele agradece!

Por Marina Oliveira