Os grãos são fontes de vitaminas e minerais, micronutrientes essenciais para o bom funcionamento e equilíbrio do corpo. Cada um deles tem um papel fundamental e específico. Saiba mais sobre cada um desses nutrientes:

Vitaminas

Ajudam o corpo a desempenhar diferentes funções vitais para a manutenção da saúde. Entre os grãos, as vitaminas de destaque são as que fazem parte do complexo B, em especial:

Vitaminas Funções
B1, B2, B3 Importantes para a formação das células do sangue e para a circulação sanguínea adequada.
B1, B2, B3, B5 Participam do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, sendo essenciais para o fornecimento de energia para o corpo.
B1 Auxiliam para o crescimento e aprendizado adequados.
B3 Auxiliam no funcionamento do sistema nervoso.
B2 e B5 Atuam na produção e formação de anticorpos.
B6 Essencial para a saúde física e mental.

Minerais

São elementos químicos necessários ao corpo por serem responsáveis pelo bom funcionamento das funções do corpo. Entre os grãos, em geral, os minerais de destaque são:

Minerais Funções
Fósforo e magnésio Essenciais à formação e à manutenção da saúde dos ossos e dentes.
Zinco Importante ao sistema imunológico, por auxiliar na maturação das células de defesa do corpo.

Além dos benefícios citados acima, uma alimentação balanceada que inclua grãos diariamente pode contribuir para a saúde dos cabelos, peles e unhas, já que os micronutrientes contribuem para o crescimento e a manutenção da saúde dessas estruturas do corpo.

Saiba mais sobre os benefícios dos micronutrientes e em quais outros alimentos eles são encontrados. E, para dar uma forcinha na boa alimentação do seu dia a dia, experimente os pães da linha Grão Sabor .

Fontes: I. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde; 2006; II. U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14; III. Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD, editors. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements. Washington, DC: The National Academies Press; 2006.