Já falamos aqui sobre a importância do esporte para a nossa qualidade de vida e para combater a obesidade infantil, entre outras coisas. A falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas caracteriza o  sedentarismo. Sabe aquela história de adorar ficar horas sentado no sofá e não se exercitar nunca, ou muito pouco? Pois é…

Mas por quê, alfina de contas, o sedentarismo é tão ruim assim?  Porque a saúde de uma pessoa sedentária entra em declínio e fica mais suscetível ao surgimento de doenças. É considerado atualmente como um problema de saúde pública e também como a doença do século.

A nutróloga e médica do esporte Nathali Oliani, da Clínica Health Concept, explica que uma vida sedentária traz consequências para a saúde, entre elas a perda de flexibilidade articular e compromete o funcionamento de vários orgãos. Além disso, é a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças crônico-degenerativas, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, osteoporose e infarto do miocárdio, além de poder também ser causa direta ou indireta da morte súbita.

Para combater o sedentarismo e eventuais doenças é necessário um mínimo de atividade física diária. De acordo com as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte, para promover e manter a saúde de indivíduos com idade entre 18 e 65 anos são necessários 30 minutos de exercícios físicos aeróbios com intensidade moderada com uma frequência de cinco dias por semana ou então 20 minutos de atividade em intensidade mais vigorosa em três dias da semana.

Nathali explica que, para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários, o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.000 calorias por semana em atividades físicas. As atividades mais leves, como dançar, nadar, caminhar, correr, subir escadas e etc., também são válidas para se livrar do sedentarismo.

A alimentação age também de forma direta para uma melhora na qualidade de vida. Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos e manter o sistema imunológico saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade. Por isso, procure alimentar-se de forma adequada e balanceada, com variedades de nutrientes e vitaminas.

Está faltando um empurrãozinho para você se exercitar (mais)? Veja a nossa matéria sobre Corrida Amiga e troque agora o carro pelo tênis.

Fontes:

http://bit.ly/1PUQOIR

http://www.efdeportes.com/efd198/sedentarismo-e-suas-causas-e-consequencias.htm

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM199302253280804#t=articleTop

http://wwwatividadefisicaesaude.blogspot.com.br/

http://www.alimentacaosaudavel.org/Alimentacao-Saudavel-Adulto-01.html

http://www.efdeportes.com/efd168/consequencias-de-um-estilo-de-vida-sedentario.htm