É provável que você já tenha ouvido falar dos alimentos termogênicos em suas pesquisas sobre alimentação saudável. Mas você sabe quais são os poderes desses ingredientes? Em uma explicação simples, eles possuem substâncias que induzem o organismo a trabalhar em um ritmo mais rápido. Com isso, o corpo gasta mais energia e perde peso de forma mais eficiente. Só com essa descrição já encontramos os motivos para incluí-los no cardápio!

Professora de nutrição da Universidade de Guarulhos e da Faculdade São Camilo, Maria Christina Pelliciari explica: Os alimentos termogênicos fazem com que o organismo gaste mais energia para realizar suas funções corporais. Quando entendemos que esse combustível está em forma de gordura, vemos que esses ingredientes contribuem para a redução do peso ao “queimar” esse excesso.

“A prática de exercícios físicos atua da mesma forma, aumentando o trabalho celular, a frequência cardíaca e a respiração. Isso resulta em um maior gasto energético, que, consequentemente, utiliza a gordura corporal como combustível”, completa.

Os principais alimentos termogênicos – Na hora de listar os ingredientes que possuem o poder de acelerar o metabolismo, a nutricionista lembra a pimenta e o chá verde. Os dois possuem as substâncias capsaicina e catequina, que aumentam o gasto energético após a refeição.

Ela alerta que não há estudos conclusivos sobre as quantidades de consumo. E aconselha: “A pimenta deve ser ingerida em dosagens moderadas. Já o chá verde pode fazer parte do cardápio com mais frequência”. Mas atenção! Os dois ingredientes são alimentos restritos para quem possui problemas de tireoide, já que podem interferir em seu funcionamento.

Com as dicas acima, você vai consumir os alimentos termogênicos com mais consciência! Mas lembre-se: quando o assunto é a queima de gorduras, o ideal é aliar o novo cardápio com a prática de exercícios físicos. Que tal começar hoje?

Por Lucas Tavares