Você sabia que as ervas e especiarias fazem parte da cultura dos povos desde a antiguidade? Elas estão presentes em nosso dia a dia na culinária, e também no tratamento de doenças. Na cozinha, são conhecidas como poderosos temperos, e utilizadas para intensificar o sabor e o cheiro das preparações.

Além de combinarem com diferentes receitas, esses ingredientes também trazem diversos benefícios à saúde! Conheça as principais vantagens que você e sua família garantem ao incluírem esse festival de sabores no cardápio:

Alho: Como nós já contamos aqui, esse tempero tem muitos poderes! A ciência já comprovou seus efeitos antibacteriano, antioxidante, antidiabético e regulador do sistema de defesa. Na cozinha, ele pode ser usado em patês, assados e refogados. Combinado com a cebola, deixa tudo mais saboroso.

Cebola: Ideal para refogados em geral, a cebola conta com prebióticos (que ajudam a regular a flora intestinal) e quercetina, um importante antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, protegendo as células saudáveis do corpo.

Gengibre: Ingrediente típico da cozinha oriental, pode ser utilizado em lascas ou somente em forma de suco (espremendo-o depois de ralado). O gengibre conta com compostos que o torna um potente antioxidante, protegendo o corpo de doenças.

Manjericão: Contém diversos compostos antioxidantes e também protetores do sistema nervoso. É um ingrediente típico da região mediterrânea e pode ser usado fresco em massas e saladas, além de seco em carnes e risotos. Em sanduíches, ele também fica uma delícia, como vimos nessa receita aqui.

Pimenta malagueta: A substância mais relevante desse tempero é a capsaicina, que é anti-inflamatória e protege o organismo contra algumas doenças, além de ser antioxidante. Esse ingrediente fica ótimo em conserva e em molhos para apimentar as refeições – principalmente as carnes.

Apesar dos diversos benefícios apontados, o consumo destes alimentos deve ser frequente e em quantidades relevantes, para obtermos os benefícios de seus nutrientes. Portanto, é essencial variar os tipos e utilizá-los diariamente!