Você sabe o que é um fouet? Já pensou em usar um termômetro em sua cozinha? Em caso negativo, nada de entrar em pânico. Com a ajuda dos chefs Marcelo Malta (que é coordenador do curso de gastronomia da FMU) e Sylvain Dalle (executivo do curso de gastronomia da Universidade Alain Ducasse Formation/Estácio), montamos uma lista com cinco utensílios importantes e que talvez você não tenha na sua cozinha. Eles podem te salvar de muitos apuros. Confira!

Utensílios de medida

Utensílios de medida: Várias receitas não dão certo por não respeitarmos a medida exata de cada ingrediente. As colheres e o copo dosadores permitem medir ingredientes como leite, açúcar, farinha, água etc.

Pilão

Pilão:  Ele revoluciona os temperos. Você poderá criar suas próprias misturas de especiarias sem perder o sabor, uma vez que os grãos serão moídos na hora. Há pilões de granito, mármore, inox, porcelana ou madeira.

Fouet

Fouet: Esse utensílio nem sempre está presente em todas as cozinhas, mas é superimportante para quem quer evoluir o nível das receitas em casa. Ele serve para bater ou misturar uma preparação incorporando ar. É indispensável para o preparo de chantilly, claras em neve e mousses.

Termômetro de cozinha

Termômetro de cozinha: Com ele é possível saber a temperatura exata dos alimentos e não errar. Assim como os utensílios de medida, são importantes para quem ainda não tem muito controle das receitas e precisa de uma forcinha para acertar o preparo.

Facas diversas

Facas diversas: Elas são a extensão dos dedos do cozinheiro. A chamada faca do chef, com lâmina larga e longa (em média de 35 cm), serve para picar e cortar ervas e legumes. A faca de legumes é pequena (aproximadamente 10 cm) e é ideal para descascar legumes, frutas e para desossar aves. A faca de pão tem uma lâmina dentada e é superútil para cortar… pão! E, finalmente, existe a faca de filetar que serve para tirar tiras da carne de peixes, por exemplo.

Com esses utensílios, sua vida de cozinheiro em casa será mais prática e rápida!

Por Marina Oliveira