O verão acabou e está mais do que na hora de redobrar os cuidados com a saúde para enfrentar a nova estação que vem por aí. Algumas medidas simples e hábitos saudáveis ajudam a evitar doenças, irritações e inflamações tão comuns no outono. Confira abaixo algumas dicas importantes que você pode adotar:

Hidratação –  No verão as altas temperaturas intensificam a perda de líquidos pelo suor e, com mais naturalidade, ingerimos água regularmente. Já no outono, as temperaturas ficam mais baixas e a reposição de líquidos acaba sendo esquecida. E é justamente nesta época do ano que o ar fica mais seco. Beba sempre água, água de côco, sucos e chás quentes ou frios.

Ambientes ventilados e sem pó – Uma dica simples que faz toda a diferença: troque o ar dos ambientes fechados mantendo as janelas e portas abertas. A circulação constante evita a proliferação de vírus e bactérias, pois os microrganismos se desenvolvem com mais facilidade em ambientes quentes e cerrados. E, para a limpeza do chão e dos móveis, utilize o aspirador de pó e panos úmidos.

Higiene pessoal – A assepsia das mãos com água e sabão é indispensável e precisa ser redobrada. Faça uso também do álcool em gel 70%, porém com moderação para não ressecar demais a pele. Prefira lenços de papel descartáveis para a higiene nasal em vez de lenços de pano.  

Alimentação – Uma dieta alimentar equilibrada, com vitaminas e nutrientes essenciais, fortalece o sistema imunológico e evita contaminações. Consuma alimentos que são fonte de vitamina C. Ela está presente em vegetais como a rúcula, o espinafre, o brócolis. Outros bons aliados são o aipim, as nozes e os sucos de abacaxi, laranja, limão, acerola e kiwi.

Pele hidratada – O vento, o ar seco, os banhos mais quentes e a falta de ingestão de líquidos deixam a pele mais seca. Evite rachaduras e irritações, que evoluem para alergias, com banhos amenos e com muita água. Faça uso de hidratantes para o corpo e para o rosto também. E nunca, em hipótese alguma, abandone o filtro solar.

Sono – Descanse corretamente todos os dias. O sono diário com pelo menos oito horas por noite favorece o sistema imunológico.

Corpo aquecido – Separe os agasalhos que estão guardados no armário há meses. Lave as peças e coloque tudo no sol para tirar o mofo e o mau cheiro. E como a temperatura vai cair ao longo do dia, lembre-se de sempre levar com você uma blusa de frio.

Atividades Físicas – Não é porque esfriou que a preguiça vai tomar conta da sua vida! Espante o sedentarismo e pratique exercícios como caminhadas, por exemplo. O hábito evita cãibras, dores musculares e melhora o sistema de defesa do corpo.

Prevenção – Verifique se sua caderneta de vacinação está em dia. Previna-se contra doenças contagiosas como H1N1 e Influenza. Avalie com seu médico a necessidade de complementos vitamínicos para esta época do ano.

 

Por Thamyê Bloes