O câncer de mama é o mais incidente nas mulheres, atrás apenas dos casos de câncer de pele não melanoma. Para 2015 a estimativa é de 57.120 novos casos. Antes dos 35 anos ele é raro, mas acima dessa idade a incidência dele cresce progressivamente.

As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são o exame clínico da mama e a mamografia. É recomendado que as mulheres façam exames periodicamente, mesmo sem perceber nenhuma alteração, para o controle da doença. Também é muito importante realizar o autoexame nas mamas e prestar atenção a qualquer alteração. Se notar algo fora do normal, procure um médico.

Na década de 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou o laço cor-de-rosa, símbolo do combate ao câncer de mama, e distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Na época, diversas cidades dos Estados Unidos faziam ações isoladas relacionadas à prevenção do câncer de mama no mês de outubro.

Pouco tempo depois, o Congresso Americano tornou outubro o mês nacional de prevenção à doença. O objetivo é a conscientização da importância do diagnóstico precoce no tratamento e cura do câncer de mama.

Hoje diversos países do mundo participam desse movimento. Uma das ações mais conhecidas do Outubro Rosa, homenagem à cor do laço, é a iluminação cor-de-rosa de monumentos e locais públicos de grande visibilidade. Ao se deparar com um deles, automaticamente a causa é lembrada, seja onde for.

No Brasil, o primeiro registro foi feito em 2002, quando o Obelisco (Mausoléu do Soldado Constitucionalista), no Parque Ibirapuera, foi iluminado com a cor rosa no dia 02 de outubro.

O Outubro Rosa é de extrema importância e permite que a mensagem alcance o mundo todo pelo menos uma vez por ano, mas o ideal é que a causa seja reforçada todos os meses para que mais mulheres tenham a oportunidade de ter as informações necessárias para o diagnóstico precoce.

A Wickbold leva muito a sério o cuidado com a saúde da mulher. Entendemos que se não estamos bem, todas as áreas da nossa vida ficam prejudicadas. Por isso, apoiamos a causa e vamos trazer informações sobre a prevenção do câncer de mama e o Outubro Rosa durante todo o mês.

Fontes: www.inca.gov.br; www.outubrorosa.org.br; A.C. Camargo Cancer Center; Portal Brasil.