Os hábitos alimentares são formados desde o período fetal, com a alimentação da mãe durante a gestação, e, depois do nascimento, os primeiros mil dias de vida são uma fase fundamental para a educação nutricional.

A escolha entre o aleitamento materno ou fórmula láctea é uma das primeiras decisões dos pais que dá início à formação dos hábitos alimentares. De acordo com o artigo “Understanding the Origin of Flavor Preferences”, publicado no Chemical Senses, há indícios que as experiências sensoriais em relação aos sabores do leite materno, durante a primeira infância, estão relacionadas com a aceitação de alimentos no futuro.

Durante os primeiros anos de vida, as experiências alimentares positivas e negativas podem ter impacto por todos os anos seguintes do indivíduo. Por isso, é fundamental incentivar a ingestão de legumes, verduras e frutas para que o paladar fique receptivo aos sabores desses alimentos.

Para “conduzir” o paladar saudável das crianças, é preciso ter atenção à alimentação desde o momento da introdução dos alimentos. Assim, é indicado oferecer alimentos variados e com diferentes formas de apresentação, e não deve haver consumo excessivo de alimentos com sabor muito doce e com a presença de muita gordura. Sempre é importante incentivar e oferecer uma dieta equilibrada, balanceada e variada.

Confira aqui dicas para uma alimentação infantil saudável.

Fonte: rg nutri.