As doenças cardiovasculares estão entre as enfermidades que mais acometem a saúde do brasileiro. Uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de prevenir essas complicações, além de ajudar no controle da pressão arterial, níveis de colesterol e obesidade. Vamos conhecer alguns alimentos importantes para a saúde do seu coração:

Verduras e legumes: Possuem uma elevada quantidade de vitaminas, minerais e fibras que regulam as funções do nosso organismo.

Frutas: Também cheias de vitaminas, mineiras e fibras, beneficiam o sistema imunológico, auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam na regulação da absorção das gorduras e açúcares da alimentação.

Peixes: Ricos em ômega-3 que possuem ação anti-inflamatória e também auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicérides e aumento do bom colesterol (HDL).

Azeite de oliva: Composto por gorduras monoinsaturadas que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL). Seu consumo in natura garante mais antioxidantes e efeito protetor.

Farelo de aveia: Rico em fibras solúveis que possuem a capacidade de diminuir o colesterol sanguíneo, através da redução da absorção da gordura proveniente dos alimentos.

Uva: Contém flavonoides, substâncias antioxidantes, que auxiliam na redução do risco de doenças do coração.

Zinco:  Também apresenta um papel protetor contra doenças do coração, além de conter antioxidantes.

Selênio: Também possui uma alta capacidade antioxidante e baixos níveis desse micronutriente tem se associado ao aumento de risco de doenças cardiovasculares

O excesso de peso é outro fator que pode contribuir para o agravo de doenças do coração, assim, além da alimentação é importante manter um peso saudável e a pratica regular de exercícios físicos. Cuide do seu coração! Mas lembre-se de sempre consultar um profissional de saúde capacitado para orientações individualizadas.