Quem se preocupa em ter uma boa alimentação sabe que as fibras são essenciais para mantermos nosso corpo saudável. Mas quais são, exatamente, os benefícios das fibras e porque é tão importante consumí-las diariamente?

Aqui vão algumas informações importantes:

O que são as fibras?

Elas são as partes não digeríveis dos alimentos de origem vegetal. Apesar de não serem absorvidas pelo organismo – e justamente por isso – elas são tão importantes para ajudar no funcionamento do corpo humano. Veja algumas a seguir:

Saciedade

Algumas fibras absorvem água, formando géis que permanecem por mais tempo no estômago e dão a sensação de saciedade. Portanto, elas nos ajudam a perceber quando já comemos o suficiente, barrando exageros.

Funcionamento Intestinal

As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, fazendo com que ele funcione melhor. Além disso, elas auxiliam na manutenção de uma flora intestinal saudável, pois aumentam o número de bactérias “do bem” e diminuem as que fazem mal para o corpo.

Controle da Glicose e do Colesterol

No corpo de quem consome fibras, a liberação da glicose no sangue é mais lenta, mantendo os níveis mais saudáveis. Além disso, elas também absorvem moléculas de gordura e produzem substâncias que normalizam a síntese de colesterol.

Qual é a quantidade ideal de consumo de fibras?

Para adultos saudáveis, a recomendação da DRI (Dietary Reference Intake) é de 20 a 40mg por dia.

E em quais alimentos elas são encontradas?

Verduras, legumes, leguminosas, frutas e cereais integrais. Wickdica: você pode complementar seu consumo diário com as torradas integrais Wickbold, que são fonte de fibras e vêm com um saco zip que as mantém crocantes e saborosas por mais tempo!

Fonte:COPPINI. L, ; MARCO, D. ;WAITZBERG, D. L. Introdução à Fibra Terapêutica: Características e Funções. Grupo de apoio de Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP). Linha Fibras BYK Química. 47p