Para você, praia no verão é sinônimo de multidão? Não mais! Há muitas opções dessas belezas naturais escondidas pelo Brasil que são perfeitas para descansar e curtir o calor com muita tranquilidade e silêncio. Conheça algumas delas:

Lopes Mendes — Ilha Grande/RJ

Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, tem densa área de Mata Atlântica e oferece paisagens de cair o queixo. Lopes Mendes não foge à regra. Considerada uma das praias mais bonitas do país, ela pode ser acessada via escuna e, na sequência, uma pequena trilha de 20 minutos.

Riacho Doce — Conceição da Barra/ES

Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade — suas dunas de até 30 metros escondem uma antiga vila que foi soterrada entre as décadas de 1950 e 1970 —, a praia pertence ao Parque Estadual de Itaúnas. Para chegar nela, é recomendado caminhar pelas trilhas na companhia dos guias do parque.

Praia Barra da Serra — Ubatuba/SP

A cinco quilômetros do centro de Ubatuba, a praia tem fácil acesso pela rodovia Rio-Santos. Ela é uma excelente escolha para pescar, praticar stand up paddle e se energizar com uma vista linda do pôr do sol.

Para quem não quiser usufruir da calmaria sozinha, há opções indicadas especialmente para crianças:

Camburizinho — São Sebastião/SP

Com apenas 300 metros de extensão, Camburizinho fica próxima a Camburi e é frequentada por famílias que buscam sossego.

Veloso — Ilhabela/SP

Recomendada para bebês e crianças pequenas, por ser um local sossegado e fora do foco turístico, a Praia do Veloso oferece sombra e água fresca.

Não esqueça de se hidratar e levar alguns aperitivos para a praia, assim não há o risco de ficar mais de 3 horas sem se alimentar.

Fontes: UOL Viagem; G1; Portal Terra.