Existe festa mais divertida e deliciosa de organizar do que o aniversário do seu filho? Esse dia especial precisa, além de todos os cuidados com a decoração, de um cardápio preparado com antecedência. E que tal deixar as opções gordurosas de lado e fazer uma festinha infantil com pratos saudáveis? Com criatividade e os ingredientes certos, é possível ter sucesso com os pequenos fugindo dos doces tradicionais.

Quem sugeriu o cardápio light e divertido foi a nutricionista infantil Camila Lehnhart Vargas. Como primeiro passo, ela indica a troca das frituras (como coxinhas e bolinhos de queijo) por lanches saudáveis. O sanduíche natural (cortados em formatos diferentes, com recheios variados) é uma das melhores opções. Esfihas de ricota com carne, frango ou peixe também podem estar presentes, assim como palitos de queijo em cubo com tomates-cereja. A pipoca também tem sinal verde, desde que preparada com pouco óleo e sal.

Na mesa de doces, é possível deixar essa festinha interessante e gostosa sem itens gordurosos ou com muito açúcar. Palitos de queijo com goiabada, copinhos com frutas cortadas em formatos variados, gelatinas e picolés de fruta no verão são possibilidades.

Na hora de escolher as bebidas, deixe de lado os refrigerantes! Sucos naturais, chás (quentes ou gelados) e iogurte de frutas podem ser os protagonistas. Apresente essas opções em copos coloridos com canudos divertidos, para atrair a atenção dos pequenos.

E o bolo? O item mais importante dessa lista pode ser de cenoura, laranja ou maçã, enfeitado com outras frutas. Outra ideia diferente e divertida é preparar muffins integrais, de banana, maça ou framboesa, apostando sempre na apresentação.

Se inspirou com nossas ideias? Então não deixe de nos contar nos comentários suas sugestões para uma festinha infantil deliciosa e saudável!

Por Marina Oliveira