A primavera chegou, e, com ela, frutas, legumes e verduras das mais variadas cores, texturas e sabores. Uma das vantagens de viver no Brasil é estar em um país com uma riqueza ambiental tão vasta e um clima favorável ao desenvolvimento de uma variedade de alimentos naturais, que conseguem se adaptar ao clima e ao solo de cada região.

Porém, cada alimento possui uma época específica do ano, a chamada safra natural, na qual, além do seu desenvolvimento e crescimento serem favorecidos, não há necessidade de extensas intervenções tecnológicas, como adubagem, uso de agrotóxicos e de sementes modificadas, por exemplo. É exatamente devido a essas características que surgiu a expressão “frutas da época” ou “frutas da estação” a qual nos deparamos nas feiras e nos mercados.

Por respeitarem o ciclo natural de amadurecimento, as “frutas da época” oferecem o que tem de melhor, são mais coloridas e perfumadas, mais refrescantes e saborosas, além de serem mais baratas e mais nutritivas. A primavera é uma época do ano na qual tudo fica mais colorido e alegre, as temperaturas começam a aumentar e um grande número de frutas, legumes e verduras começam a florescer, dando a possibilidade de variar ainda mais o cardápio do dia a dia.

Abaixo listamos alguns exemplos de alimentos dessa época do ano:

–  Frutas: abacaxi pérola, acerola, banana prata, caju, jabuticaba, laranja lima e pera, maçã, mamão, manga e tangerina;

Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha torta e tomate;

Verduras: agrião, almeirão, aspargos, brócolis, couve-flor, espinafre, manjericão, mostarda, rabanete e rúcula.

Esses alimentos são fontes principalmente de fibras, vitaminas e minerais, os quais auxiliam na regulação do organismo. A ingestão diária, em quantidade adequada, de fibras, por exemplo, contribui tanto para a saúde intestinal como também para a imunidade e controle do colesterol. Já a vitamina C, presente principalmente em frutas cítricas (abacaxi, acerola, laranja e tangerina) e em vegetais verdes-escuros (almeirão, rúcula, brócolis, mostarda e espinafre), é um nutriente importante que auxilia na prevenção do envelhecimento celular (função antioxidante), no funcionamento adequado do sistema imunológico, e também na saúde da pele, cabelo e unhas. Os alimentos alaranjados (abóbora, cenoura, manga e mamão) são ricos em betacaroteno e, é a partir dele que se origina a vitamina A, que também contribui com o sistema de defesa do organismo (imunidade) e auxilia no bom funcionamento da visão e da integridade da pele.

Com todos esses benefícios nutricionais aliados à melhor experiência sensorial (melhor sabor, cor, aroma e textura), optar por frutas, legumes e verduras da estação parece ser a escolha certa. Aproveite essa época do ano e floresça em saúde você também!