A ingestão de carboidratos e proteínas é fundamental para o funcionamento de sistemas essenciais do nosso organismo. Saiba mais sobre  a importância dos benefícios desses macronutrientes:

Carboidratos

Os carboidratos participam de mecanismos essenciais para a vida. Eles abastecem a maioria das células do corpo de energia, são utilizados pelos músculos para a movimentação, ajudam na manutenção dos níveis de açúcar no sangue e são a única fonte de energia para o cérebro. Pela sua importância para o bom funcionamento do organismo, devem constituir a maior parte da alimentação diária. Os carboidratos são divididos em:

Complexos

São fonte de energia e boa parte deles tem minerais, vitaminas do complexo B e fibras, fundamentais para a saúde. Alguns alimentos desse grupo são: cereais, grãos, massas e pães integrais, batata, quinoa, mandioca e aveia.

Simples

Apenas fornecem energia e quando consumidos em exagero podem contribuir para o ganho de peso e para o surgimento de doenças, como o diabetes. Nessa categoria entram açúcares, doces e guloseimas.

Proteínas

As proteínas estão presentes em todos os tipo de carnes, leite e derivados, soja, leguminosas e embutidos. Elas também fornecem energia, como os carboidratos, e são importantes para a construção e manutenção dos tecidos, produção de enzimas, hormônios e ainda atuam no sistema imunológico.

Quem disse que o que é saudável não pode ser gostoso? Aproveite para experimentar essa receita deliciosa para o pós-treino que combina proteína e carboidrato.

Fonte: rg nutri; Cristiane Perroni, nutricionista clínica, consultora e assessora na área de nutrição.