A tapioca é uma comida típica brasileira feita a partir da goma de mandioca hidratada. Devido a sua versatilidade culinária e facilidade na hora do preparo esse alimento tem se popularizado muito nos últimos anos. Mas quais serão os benefícios de inclui-lo na alimentação?

Por conter apenas a goma de mandioca como ingrediente, esse alimento tem um baixo teor de sódio e gordura. Também não contém glúten, se tornando uma ótima opção para quem possui alergia ou intolerância a essa proteína.

É uma excelente opção de carboidrato, principal fonte energética para o organismo. Além disso, possui um alto índice glicêmico, ou seja, é absorvido e digerido rapidamente pelo organismo, ótimo para proporcionar energia de forma rápida para ser utilizada durante o exercício físico. Mas se for consumida em outros momentos e a ideia for diminuir a carga glicêmica, o ideal é incluir no recheio fontes de fibras ou proteínas, como vegetais, carnes e ou lácteos. A tapioca é um alimento pobre em fibras, que são importantes para saciedade e um bom funcionamento do intestino. Para adicionar esse nutriente uma dica é acrescentar chia, linhaça ou aveia em flocos na preparação.

Outro benefício é a sua versatilidade. Pode levar no recheio proteínas como queijos, ricota, frango, ovos, carne e atum. Vegetais, como berinjela, cenoura, tomate e espinafre, por exemplo. Até mesmo na forma doce com frutas, como morango e banana e em pastas como a de amendoim e cacau, por exemplo.

É possível incluir esse alimento delicioso e prático em uma dieta equilibrada e saudável, agora a dica é escolher bem os recheios e usar a criatividade!