Incluir alimentos que são fontes de vitaminas no cardápio é essencial para proteger o corpo e garantir uma vida mais saudável! Aqui no Sabor em Movimento já discutimos a importância da vitamina D, que previne doenças como a osteoporose. Agora vamos incluir nessa lista os benefícios da vitamina A, que também tem um papel fundamental para manter o organismo funcionando corretamente. Quer saber mais sobre ela?

A vitamina A é lipossolúvel, ou seja, se mistura com a gordura. É possível encontrá-la em dois tipos: pré-formada (ou retinol), que está presente em alimentos de origem animal, e provitamina A (ou carotenoide), em ingredientes de origem vegetal.

As vantagens do consumo de alimentos ricos em vitamina A são muitas, e podem ser benéficas em diferentes fases da vida. Eles auxiliam desde o processo de formação do bebê até funções como o funcionamento da visão e a manutenção da pele saudável. Também são importantes antioxidantes, que contribuem para o sistema de defesa do corpo, além de combaterem os radicais livres, substâncias que prejudicam o funcionamento adequado das células.

Para suprir a necessidade diária de vitamina A, o recomendado é que crianças e adolescentes consumam entre 300 µg (microgramas) e 900 µg. Já os adultos devem manter uma dieta entre 700 µg e 900 µg. É essencial o consumo de suas principais fontes: alimentos de origem animal (como leites e derivados, ovos, aves e fígado) e vegetal (couve, espinafre, brócolis, rúcula, abóbora, cenoura, manga e batata-doce), além dos ingredientes fortificados com essa vitamina.