Pão com manteiga e café com leite, combinações que não podem faltar no café da manhã da maioria dos brasileiros não é mesmo? Mas será que existe um tipo de pão ideal para cada pessoa? Os pães pertencem ao grupo dos carboidratos, juntamente com o arroz, macarrão, biscoitos e batatas, nutriente responsável por fornecer, principalmente, energia para realizar as atividades diárias. Sendo assim, o pão é um alimento que, quando consumido em quantidades adequadas, pode fazer parte de uma alimentação saudável para todos.

Existe uma grande variedade de pães com ingredientes diferenciados, os quais oferecem sabores únicos e texturas características. Existem pães que têm como base uma única farinha (carboidrato), como por exemplo, a farinha de trigo. Essa farinha pode ainda ser refinada (farinha branca) ou integral, agradando diferentes paladares. Além disso, a essa farinha, podem ser adicionadas sementes, grãos integrais e castanhas, como o freekeh, girassol, chia, centeio, quinoa, amaranto e castanha-do-Pará, agregando ainda mais sabor, textura e nutrientes como as fibras, vitaminas e minerais.

As fibras são nutrientes que atuam no funcionamento adequado do intestino, podendo colaborar com uma maior sensação de saciedade, ajudando a controlar a ingestão de calorias e favorecendo a chegada mais lenta dos açúcares, provenientes dos alimentos digeridos, no sangue. Além disso, vitaminas do complexo B e E, minerais como zinco, magnésio e potássio, além de variadas substâncias antioxidantes, fazem parte desses alimentos, interagindo entre si de uma forma única para cada tipo de grão.

Cada pão se torna único por seu sabor, textura e nutrientes característicos, podendo ser consumido por toda população, desde aqueles que visam um emagrecimento saudável e sustentável, atletas, crianças, idosos, pessoas com algum tipo de alteração no metabolismo do açúcar, como os diabéticos, até aqueles com doença celíaca (doença causada por uma reação do nosso sistema de defesa interno quando ingerimos glúten – proteína), uma vez que há pães sem glúten, feitos com amido modificado, farinhas de arroz, quinoa, amaranto, entre outros grãos.

Portanto, respondendo à pergunta inicial, o pão ideal para a sua alimentação é aquele que melhor se encaixa ao seu estilo de vida. Aproveite para conhecer os mais variados tipos de pães de diferentes linhas da Wickbold.