Quem nunca terminou uma refeição sentindo que tinha comido demais? Vivemos em uma era em que consumimos tanto e tão rápido – da informação à comida – que muitas vezes acabamos esquecendo de observar os sinais do corpo e perceber quando já tivemos o suficiente por aquele momento.

 

Na alimentação essa desconexão acaba tendo algumas complicações, como o consumo exagerado em calorias e deficiente em nutrientes. Mas nada a temer! Um de nossos grandes aliados na busca por uma alimentação mais saudável está sempre por perto: fibras.

 

Elas são encontradas em grandes quantidades nos grãos, como arroz, feijão, chia, amaranto, trigo e quinoa. Associadas à uma alimentação rica em líquidos, elas fazem um super bem.

 

Isso porque quando entram em contato, as fibras e o líquido formam um gel que se expande no estômago, alertando o organismo de que já comemos o suficiente. Sem contar com outros benefícios que elas proporcionam, como auxiliar na perda de peso,  proteger a pressão arterial e regular o índice glicêmico.

 

Ah, e além disso, é preciso sempre comer com prazer – afinal, essa é uma das melhores coisas da vida! – mastigue bem e saboreie cada garfada lentamente: isso ajudará o corpo a mandar os sinais que vão mostrar que você já está satisfeita!

 

Você presta atenção aos sinais de seu corpo durante as refeições? Conte pra gente!

 
Fonte: Nutricionista Clarissa F ujiwara via Minha Vida