Tem momento mais gostoso do que reunir toda a família para comer uma macarronada no domingo? A massa já faz parte da rotina dos brasileiros, com diferentes acompanhamentos. “O espaguete à bolonhesa é o mais comum no dia a dia, o mais prático. Mas hoje percebo que nos arriscamos com novos ingredientes, como o pesto e a variação de molho branco”, conta Sergio Arno, do restaurante italiano La Pasta Gialla.

Pedimos ao chef algumas sugestões para sair da rotina e preparar uma massa saborosa e diferente. Confira:

Ideias para reuniões em casa – Para receber os amigos ou a família, a sugestão do chef são as pastas recheadas. “São sempre práticas e elegantes. Você pode combiná-las com assados e saladas”, destaca. As massas artesanais ou integrais também ajudam a diferenciar sua receita e fugir da rotina.

Para cuidar da saúde – Quando o assunto é molho, pode acreditar: a opção mais saudável é o tradicional tomate. “Ele é antioxidante, fácil de fazer e delicioso”. Para deixar a receita ainda mais light, aposte em legumes defumados e carnes grelhadas.

Pense nos seus convidados – Leve em consideração quem são as pessoas que vão saborear o seu macarrão.  “Sou a favor de fazer o melhor para agradar os convidados. Vale a pena saber um pouco sobre eles: se gostam de carne, se preferem frutos do mar, se temos crianças à mesa… Tudo isso são informações que irão ajudar a escolher o melhor dentro da cozinha. Pode ser uma massa seca, com polpettines, ou uma massa recheada com queijo mais nobre – que poderá combinar com os vinhos. O Ideal é que todos apreciem o jantar!”

Com as dicas de um especialista na cozinha italiana, ficou mais fácil arriscar e tentar sair da rotina na hora de preparar seu macarrão! O que você está esperando para começar?

Por Marina Oliveira