Nesta segunda-feira, 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Por isso, uma vida saudável, depende de uma série de fatores, entre eles está uma boa alimentação, a qual deve ter como base uma variedade de alimentos inteiros ou minimamente processado, deve respeitar a cultura e os hábitos alimentares. Considerando o funcionamento do corpo, existem alguns nutrientes que são fundamentais para a manutenção do equilíbrio e saúde. Por isso, separamos algumas dicas de alimentos e nutrientes essenciais para serem incluídos a sua rotina!

Ferro: Esse mineral atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Por isso, seu consumo é importante para a imunidade, prevenção da anemia Ferropriva e para o bom funcionamento do organismo. Pode ser encontrado em alimentos de origem animal, melhor aproveitado pelo organismo, como na carne vermelha e de origem vegetal se destacam os vegetais verdes escuros e as leguminosas.

Cálcio:  Participa da formação de dentes e ossos, coagulação sanguínea, transmissão de sinais nervosos, da contração e do relaxamento de músculos e da liberação de hormônio. Também é muito importante durante toda a vida para a saúde de ossos e dentes. A principal fonte desse mineral é leite e seus derivados.

Selênio: Além de ser antioxidante, combater os radicais livres e a inflamação, auxilia na imunidade e ainda reduz o risco de câncer, se tornando indispensável para um organismo saudável!  Alguns exemplos de alimentos ricos em selênio são: castanha do Pará, ovos, atum, sementes de girassol, além de aves e certos tipos de carne. 

Zinco: Esse mineral também possui ação antioxidante, contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico, cognição, saúde cardiovascular. Alguns alimentos ricos em zinco: ostras, frango, nozes, castanhas, semente de abóbora e grãos integrais.

Vitaminas do complexo B: Esse grupo é composto por 8 vitaminas, essas são importantes para manter pele e cabelo saudáveis, além de estarem envolvidas no metabolismo energético e serem fundamentais para preservar as funções do organismo. Podem ser encontradas em alimentos como: brócolis, peixes, aveia, cereais integrais, abacate, batata e vegetais verdes.

Os pães 100% integrais da linha Wickbold levam em sua composição diversos ingredientes diferenciados como grãos, castanhas e sementes que naturalmente apresentam uma variedade de nutrientes. Que tal incluí-los na sua rotina para uma vida mais saudável?