De acordo com os dados da “Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 216 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência visual. E você sabia que um fornecimento regular de alimentos nutritivos e ricos em vitaminas podem ajudar a manter a saúde dos seus olhos?

A miopia, estigmatizo, olhos secos, tersol, entre outros, são doenças oculares comuns que podem ser beneficiadas com uma alimentação e hábitos de vida saudáveis. Catara e glaucoma são doenças degenerativas associadas ao envelhecimento e degradação da retina, que podem ser prevenidas ou ter uma melhora considerável associadas a uma alimentação rica em antioxidantes (encontrados em frutas e verduras).

 

Mas o que podemos comer para melhorar nossa visão?

 

  • As folhas verde-escuras, como a couve, espinafre, rúcula são ricas em carotenoides que são os principais nutrientes na prevenção da degeneração macular e surgimento da catarata pois protegem os olhos dos efeitos da luz violeta sendo considerados filtros solares internos.

 

  • O ômega 3, encontrado em peixes como salmão, sardinha, cavalinha e sementes de linhaça, também é um nutriente importantíssimo para o corpo e consequentemente para os olhos, tem funções estruturais e de proteção importantes na retina.

 

  • Vitamina s A, C e E são ricos em antioxidantes que previnem o envelhecimento e ajudam a manter a função mais efetiva por uma duração maior.

Vit.  A:  encontrada no bife de fígado, no leite, na gema de ovo, na cenoura, na abóbora e no espinafre.

Vit. C: alimentos cítricos, laranja, limão, abacaxi, acerola,

Vit. E: oleaginosas, como castanhas, amêndoa, macadâmia. Também presente nos cereais integrais, batata doce, óleos vegetais (óleo de girassol, de macadâmia, azeite) e nos peixes.

 

Por tanto, uma alimentação bem colorida, variada e saudável faz bem para a sua saúde e de quebra ajuda a proteger sua visão.