A gente sabe que, durante os dias mais frios, a vontade de beber os famosos dois litros de água por dia nem sempre aparece. Mas não pense que, só porque o calor deu uma folga, a necessidade de manter a hidratação em dia não existe! Por isso, pedimos a ajuda da nutricionista Caroline Dias Pereira, do Hospital das Clínicas de Padre Miguel, para contar como as frutas da estação podem ser grande aliadas nesta tarefa. Ela selecionou as melhores e mais deliciosas opções. Confira!

O abacate é uma delas: “Essa fruta ajuda no controle do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares, é rica em vitaminas e em antioxidantes”, diz Caroline. Já a laranja lima possui potássio, ácido fólico, magnésio, fósforo, flavonoides e fibras, regulando a função intestinal e prevenindo gripes e infecções.

O morango é outra fruta da época cheia de vitaminas e minerais, fazendo papel de antioxidante em seu corpo. A mexerica (rica em vitaminas A e E, complexo B e bioflavonoides, controla o colesterol e reduz riscos de doenças cardiovasculares) e a tangerina Ponkan (vitaminas B1 e B2, betacaroteno, magnésio, fósforo e potássio, combate o envelhecimento precoce e diminui riscos de câncer) também fazem parte da lista.

Mas o mais importante é que todas estas frutas são boas opções para amenizar a diminuição da ingestão de água no inverno. “Com elas, é possível alcançar todos os benefícios do alimento aliados à hidratação necessária”, diz a nutricionista.

E se você acha difícil acrescentar as frutas em sua rotina, não estranhe: “Esse é um grande desafio para a sociedade atual, considerando o estilo de vida que adotamos nas últimas décadas. Uma boa dica é levá-las na bolsa ou mochila, e consumi-las entre as grandes refeições ou como sobremesa. Sucos também são ótimos aliados”, explica a nutricionista.

Segundo a profissional, a quantidade diária indicada é de três a cinco porções, não importando o tipo de fruta. Então escolha a sua preferida e se esbalde. Porque, afinal, nada melhor que aliar hidratação, vitaminas e minerais em um alimento tão gostoso!

Por Lucas Tavares