Provavelmente você conhece a semente de Girassol, mas nunca deu muita importância, certo? Essa semente pode ser o ingrediente – ou a cereja do bolo – que faltava para balancear sua alimentação.

Extraída da flor de Girassol, é rica em Vitamina E, que é um antioxidante que mantém os radicais livres de oxidação do colesterol, e também tem alto teor de fibras e gorduras saudáveis, que aumentam a sensação de saciedade e diminuem o apetite.

Já a Castanha de Caju contém fitoquímicos e antioxidantes que ajudam a diminuir o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares. Seu alto teor de cobre, presente nas funções das enzimas de colágeno e elastina, proporciona flexibilidade aos ossos e articulações. Além disso, é fonte mineral de magnésio e gordura monoinsaturada na forma de ácido oléico, que reduzem os níveis de triglicérides.

De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, ambas são poderosas aliadas no combate à obesidade. “A semente de Girassol e a Castanha de Caju, se consumidas juntas, fazem com que os níveis de glicose se mantenham estáveis, o que proporciona mais disposição e ativa o metabolismo para acelerar o gasto calórico”, diz.

A nutricionista ainda explica que os dois ingredientes têm aproximadamente 60% de gorduras. Parece muito, não é? Mas não se preocupe. “Essas gorduras são compostas por ácidos graxos mono e poli-insaturados, conhecidos como “gorduras boas”, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ou seja, elas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom)”, explica.

As sementes de Girassol e as Castanhas de Caju podem ser misturadas em saladas, vitaminas, batidas, sucos ou integradas às massas.

Apesar dos benefícios que trazem à saúde, é importante consumir as sementes e o fruto com moderação, porque são altamente calóricos. “Um pacotinho de 100 gramas de Castanha de Caju, por exemplo, tem o mesmo valor calórico que um hambúrguer”, conta. “Além das calorias, elas também apresentam substâncias alergênicas. Então, se a pessoa exagerar na quantidade, ela pode desenvolver algum grau de sensibilidade”, alerta Vivian.

Outra saborosa sugestão são os pães integrais Grão Sabor Girassol e Castanha, da Wickbold.

Fonte: nutricionista Vivian Goldberger.