Muitos acreditam que para ter uma alimentação saudável é necessário abdicar das sobremesas, mas isso não é verdade. É fundamental ter em mente que é possível seguir uma alimentação equilibrada no dia a dia e incluir também as sobremesas. Porém, para não sair tanto da rotina alimentar, é interessante realizar trocas saudáveis e consumir sobremesas que sejam saborosas e ao mesmo tempo nutritivas. Confira algumas sugestões para adoçar o dia:

Sobremesas com frutas: Além de serem naturalmente doces, as frutas são alimentos repletos de vitaminas, fitoquímicos e antioxidantes que contribuem para o funcionamento adequado do organismo. Com as frutas é possível fazer diversas sobremesas, como: mousses, cremes (como de abacate e leite), sorvete, sorbet, geleias, compotas, bolos e tortas.

Sobremesas com chocolates amargos: O chocolate amargo é nutritivo e rico em fitoquímicos e pode ser uma boa opção para compor as sobremesas, mas o ideal é preferir as versões a partir de 70% cacau, pois são mais puras e possuem menos gordura e açúcar em sua composição. O chocolate amargo pode ser consumido sozinho ou como cobertura ou recheio de bolos, brownies, cookies, sorvetes e frutas.

Sobremesas com oleaginosas: As oleaginosas, como: castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes e amêndoas são ótimas fontes de gorduras boas, que podem auxiliar a saúde cardiovascular, além de vitaminas, como a vitamina E, e minerais, como selênio e zinco. São extremamente versáteis e podem ser combinadas com vários alimentos e utilizadas em receitas como: massas de bolo, cookies e muffins, ou serem consumidas em forma de pasta em coberturas ou com frutas.

Sobremesas integrais: Opções de sobremesas integrais, como: bolos, tortas, cookies e muffins são mais interessantes, pois levam em seus ingredientes farinhas integrais, como: farinha de aveia integral, farinha de arroz integral, farinha de trigo integral etc. São opções mais nutritivas e que contêm um maior teor de fibras, contribuindo para o funcionamento adequado do intestino e para uma maior e mais prolongada sensação de saciedade. Uma boa opção de sobremesa integral são os cookies 100% integrais da Wickbold, são práticos e cheios de sabor para qualquer hora do dia!

          É possível misturar todas essas opções e criar diversas receitas: bolos integrais de oleaginosas, cookies integrais com sorbet de frutas, frutas com calda de chocolate amargo, sempre lembrando de utilizar a menor quantidade possível de açúcar, pois em excesso pode ser prejudicial à saúde. Agora é só usar a criatividade e fazer combinações nutritivas, que além de servirem como sobremesas podem ser ótimas opções para um lanche intermediário leve e saboroso!   

Referências:

  • Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
  • PATEL, Nirali; JAYSWAL, Swati; MAITREYA, Bharat B. Dark chocolate: Consumption for human health. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 8, n. 3, p. 2887-2890, 2019.

 

  • UNICAMP, Nepa. Tabela brasileira de composição de alimentos–TACO. 2011.