O inverno só chega oficialmente daqui algumas semanas, mas o friozinho já apareceu em muitas regiões do Brasil. Que tal se esquentar e esperar a estação mais gelada do ano em companhia de uma sopa deliciosa e saudável? Com direito a torradas para acompanhar! As receitas abaixo são sugestões do restaurante Zeffiro, que fica em São Paulo (SP). Vale a pena experimentar!

Sopas com torradas para aquecer no frio

Sopa de abóbora com gengibre

 

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

 

Ingredientes:

½ kg de abóbora

1 litro de caldo de frango ou de legumes

Alho e cebola a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Gengibre ralado a gosto

 

Modo de preparo: Limpe a abóbora, tire a casca e corte-a em cubos. Cozinhe em água com sal até que fique macia. Escorra e reserve. Em uma panela, refogue o alho e a cebola. Acrescente a abóbora e deixe refogar por 2 a 3 minutos. Inclua o caldo de frango ou de legumes cozinhe por 5 minutos. Adicione o sal, a pimenta e o gengibre. Quando o cozido estiver pronto, leve ao liquidificador e bata. Experimente e ajuste os temperos. Sirva quente, enfeitando com salsinha e com duas torradas para acompanhar.

 

Sopa de cebola com amêndoas

 

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

 

Ingredientes:

100 g de cebola

50 g de batata

10 g de alho picado

15 ml de azeite

15 ml de caldo de legumes ou de frango

Sal e pimenta a gosto

20 g de amêndoa torrada

 

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho picado em uma panela com azeite por mais ou menos três minutos em fogo brando. Acrescente as batatas já cozidas e, em seguida, a água. Deixe cozinhar por 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e volte à panela por mais 5 minutos, acrescentando as amêndoas torradas, o sal e a pimenta. Sirva quente, enfeitando com algumas rodelas de cebola previamente refogadas no alho. Adicione um fio fino de azeite e sirva com torradas.

 

Com essas duas receitas deliciosas, não tem como deixar de torcer para que o inverno chegue rapidinho! Qual é a sua favorita?

 

Por Marina Oliveira