Falta pouco para o Carnaval! Manter os cuidados com a alimentação em um feriado com tantas festas é uma tarefa difícil, mas não impossível. Para ajudar os foliões a se divertirem de uma maneira saudável, a nutricionista Larissa Mathias, da Hortifruti, sugeriu um cardápio de três sucos para antes, durante e depois da brincadeira. O objetivo é diminuir os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas, do cansaço causado pelas horas pulando embaixo do sol forte e remediar os efeitos de uma alimentação gordurosa.

“A dica é bater todos os ingredientes no liquidificador e beber sem coar nem adoçar, para aproveitar todos os benefícios da bebida”, ensina a nutricionista. Confira os três sucos sugeridos por ela:

Suco amarelo (pré-folia)

Benefícios: Bebida energética e detox, é anti-inflamatória e antioxidante, o que ajuda as células e tecidos do corpo a se manterem nutridos.

Ingredientes

10 physalis (também conhecida como juá)

1 fatia de manga

1 colher de açafrão da terra em pó

1 colher (chá) de farinha de linhaça ou chia

200 ml de água

Suco vermelho (durante a folia)

Benefícios: Ajuda na eliminação de metais pesados, regula os níveis de açúcar no sangue, é antioxidante e diminui a vontade de comer doces. É ideal para repor os sais minerais e nutrientes perdidos pelo suor.

Ingredientes

½ xícara de morangos orgânicos

1/2 pitaya

1/3 de rabanete

4 folhas de hortelã

200 ml de água

Suco verde (pós-folia)

Benefícios: Essa combinação de frutas e vegetais vai ajudar o fígado a eliminar todas as toxinas acumuladas nos dias de folia.

Ingredientes

1 folha de salsão

1/3 de pepino

1 maçã com casca ou 1 kiwi

Suco de ½ limão

1 colher (chá) de gengibre

200 ml de água

 

Agora você está pronto para aguentar os cinco dias de festa que estão por vir. Bom Carnaval!

 

Por Marina Oliveira