Quanto mais opções de sucos, melhor! Com frutas ou vegetais, essa bebida é deliciosa e perfeita para qualquer época do ano. Mas como fugir do tradicional e preparar em casa uma receita diferente e com diversos benefícios para a saúde?

Quem nos ajudou nesse desafio foi a chef Luana Budel, do Falando Abobrinhas. Especialista em gastronomia saudável, funcional e orgânica, ela conta que, para preparar um bom suco, o primeiro passo é identificar a época do ingrediente escolhido. Ou seja: frutas e vegetais em seu período de colheita são mais interessantes, por conservarem mais nutrientes e vitaminas.

“Por uma questão de mercado, hoje encontramos a laranja em todas as épocas do ano. Mesmo assim, é sempre bom lembrar que essa é uma fruta de inverno, e é mais indicada para os dias mais frios”, destaca a chef. Isso acontece porque ela é termogênica, ou seja, esquenta o corpo e ajuda a acelerar o metabolismo.

Receitas diferentes e as vantagens para a saúde

Abaixo, Luana indica algumas misturas inusitadas de sucos e seus benefícios:

Tangerina, cardamomo e manjericão: Essa mistura é termogênica, e por isso acelera o metabolismo e a queima de calorias. Ao beber logo ao acordar, é possível limpar as toxinas do organismo. Além disso, é um estimulante de apetite e ajuda na digestão.

Maracujá com mel de Jataí: Essa abelha nativa do Brasil produz um mel mais ácido, que ajuda no controle do sistema imunológico, diminuindo a possibilidade de gripes e resfriados. Já o maracujá tem seu conhecido efeito antiestresse, ideal para relaxar.

Beterraba crua com limão e maçã com casca: Esse suco verde é rico em betacaroteno, um pigmento que auxilia na produção de melanina (o que potencializa o bronzeado). A casca da maçã é fonte de fibras e vitamina C, importantes para um bom funcionamento do intestino e para aumentar a imunidade.

Couve, salsinha, abacaxi, maçã e salsão: Com muitos vegetais escuros, esse suco é rico em fibras e em clorofila, que é um poderoso antioxidante. Ele também é digestivo e ajuda a limpar o organismo, ao eliminar as toxinas do corpo.

Para conservar os sucos

Para consumir as bebidas com o máximo de nutrientes possíveis, a chef indica prepará-los bem próximo do horário de consumo. “Outra dica é não coar as bebidas, para não perder as fibras das frutas e dos vegetais”, completa. Ela também indica o uso de água mineral gelada ou água de coco natural, para um preparo mais saudável.

Por Marina Oliveira