Um dos hábitos que podem ajudar na conquista de uma vida mais saudável é optar pelo consumo de verduras e legumes que não utilizem agrotóxicos na produção. E foi justamente por isso que nós adoramos a ideia do estudioso de plantas Shigeharu Shimamura! Na tentativa de encontrar o equilíbrio entre quantidade e qualidade na plantação, ele criou no Japão uma fazenda indoor (fica dentro de uma antiga fábrica). Lá ele utiliza mais de 17 mil luzes LED para cultivar vegetais e hortaliças sem nenhum tipo de agrotóxico.

(Foto: GE Reports)

 As luzes LED – que ficam espalhadas pelas diversas prateleiras de produção e foram feitas em parceria com a General Electric – são responsáveis pelo controle da fotorrespiração e fotossíntese que as hortaliças e vegetais fazem, aumentando a produção (que chega a incríveis 10 mil cabeças de alface por dia) de duas a três vezes. Além disso, também reduz o desperdício em 40%.

Além do número produzido em si, a nova técnica também faz com que as alfaces tenham muito mais vitaminas e minerais do que as cultivadas do modo convencional.

Todos os aparatos tecnológicos também permitem que Shimamura controle outras características do ambiente, como temperatura e umidade. Isso faz com que o gasto de água na produção diminua drasticamente: A empresa usa cerca de 1% do total gasto em uma plantação normal de alfaces.

Seria a solução de Shimamura a descoberta para o fim do uso de agrotóxicos? Além de produzir alimentos mais saudáveis, a plantação tecnológica do japonês parecer ser mesmo um bom exemplo para o futuro da agricultura.

Só nos resta esperar que boas iniciativas como esta cheguem ao Brasil!

Por Lucas Tavares