Você já ouviu falar sobre o Teff? Este grão originário da Etiópia e Eritreia – dois países localizados no continente africano – é considerado uma das principais culturas alimentares nativas da região e, habitualmente, é utilizado para a produção de alimentos e bebidas tradicionais da região, como flat bread, pão sem fermento e cerveja. Há alguns anos, tem aparecido na mídia mundial, mas ainda é pouco encontrado nos mercados e produtos brasileiros.

O Teff ganhou destaque por suas características nutricionais, pois apresenta naturalmente quantidades relevantes de diversos nutrientes. Estima-se que 100g de Teff apresente 13g de proteína, teor relevante para um grão, entretanto o perfil dos aminoácidos (parte menores da proteína) é semelhante aos outros cereais habitualmente utilizados no preparo de pães. O teor de fibra do Teff também pode ser considerado uma fortaleza deste grão, nesta quantidade contém 8g, o que corresponde a 32% do valor diário recomendado (VD), desta maneira, pode contribuir para o consumo adequado deste nutriente tão importante para a manutenção da saúde intestinal.

Além disso, contém diversos minerais em quantidades significativas dos valores recomendados para serem consumidos diariamente: 184mg de magnésio (71% VD), 52 mg de zinco (52% VD), 430 mg de fósforo (62% VD), 9,2 mg de manganês (400% VD) e 810 µg de cobre (90% VD). Estes minerais são importantes para a manutenção do funcionamento adequado do corpo e contribuem para a saúde óssea, para o fornecimento de energia, para a defesa do corpo e apresentam função antioxidante. Essa função também é exercida pelos polifenóis, os quais também podem ser encontrados neste grão. Essa ação antioxidante contribui para a manutenção das estruturas e do funcionamento adequado do corpo, o que contribui para a manutenção da saúde.

Outra característica peculiar do teff é a ausência do glúten, desta maneira pode ser consumido por indivíduos que apresentam doença celíaca ou por aqueles que desejam restringir o consumo dessa proteína.

Fique atento a composição dos produtos à base de grãos, atualmente no mercado já é possível encontrar pães com esse grão tão diferenciado! Aproveite para experimentar essa novidade.