Algumas pessoas acordam dispostas e cheias de energia, enquanto outras despertam lentamente e precisam de tempo para se sentir prontas para encarar o dia. Se você se encaixa no segundo grupo, pode adotar hábitos simples que ajudam a animar o corpo e a alma, logo cedo. A palavra acordar significa “dar cor” (a cor dar). Veja como colorir esse momento:

 

1. Durma cedo no dia anterior. Parece óbvio, mas não custa lembrar e faz toda a diferença no dia seguinte. Cada pessoa precisa de um número determinado de horas de sono para se sentir disposto. Portanto, estabeleça o seu tempo de sono ideal. Uma dica é colocar um alarme no celular, anunciando que é hora de ir para a cama.

 

2. Crie um ritual antes de deitar. Banho, chá de capim santo ou camomila e meia-luz são receitas infalíveis para induzir a produção de melatonina, o hormônio indutor do sono. Isso inclui evitar a luminosidade dos aparelhos eletrônicos, como celular e TV.

 

3. Deixe o celular longe da cama. Se você usa o celular como despertador, deixe-o distante da cama, assim você terá que se levantar para desativar o alarme, o que vai ajudar a acordar. E cuidado com o botão “soneca”. Ficar adiando o alarme para dali a dez minutos, gera cansaço e ansiedade.

 

4. Espreguice-se e respire fundo.Em vez de pular da cama logo, guarde alguns minutos para se alongar e sentir sua respiração, lenta e profunda, inspirando e soltando o ar pela boca, ao menos três vezes. Vale rolar na cama, girar a cabeça de um lado para o outro, flexionar as pernas e segurar os joelhos. São maneiras de avisar o corpo que o dia está começando.

 

5. Evite checar email e redes sociais. Acordar e dar de cara com os problemas do trabalho, ou encher a cabeça com informações, fotos e mensagens, só gera ansiedade. Deixe para depois do café da manhã.

 

6. Abra as janelas. A luz do sol é sempre uma excelente aliada nesse momento. Em ambientes escuros e calmos, a produção de melatonina (o hormônio que regula o sono, lembra?) aumenta, nos deixando sonolentos. Por isso, clarear o quarto muda tudo.

 

7. Use óleos essenciais no banho. Qualquer coisa que te ajude a despertar é bem-vinda. Uma dica deliciosa é respingar no chão do Box algumas gotas de óleo essencial de hortelã ou grapefruit (aromas que despertam). Quando a água cair do chuveiro, vai se formar uma névoa perfumada.

 

8. Beba água. Estudos sugerem que beber água logo ao acordar, de preferência de jejum, ajuda a ativar o metabolismo e só faz bem.

 

9. Capriche no café da manhã. Diversas pesquisas afirmam que pessoas habituadas à refeição matinal têm melhor desempenho em testes de memória e resolução de problemas, comparadas às que começam o dia em jejum. Isso porque os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia não serão compensados em refeições seguintes. O ideal é ingerir porções equilibradas de carboidrato e proteína. Wickdica: duas fatias de pão de forma Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa com queijo ou peito de peru, acompanhado de uma xícara de café com leite desnatado e uma fruta.

 

10Acostume-se a acordar cedo e aos poucos. Se você costuma levantar tarde e quer mudar esse hábito, tente ir acordando todos os dias alguns minutos mais cedo até atingir seu horário ideal. Observe suas reações para perceber em quais horários é mais fácil acordar e qual o seu número ideal de horas de sono.