Com a correria do dia a dia, já são muitos os que escolhem ir à academia ou praticar alguma atividade física na hora do almoço. Mas é justamente quem usa esse horário que sofre com mais dúvidas em relação ao que comer antes ou depois do treino. Afinal de contas, uma dieta saudável e equilibrada deve acompanhar os exercícios para garantir bem-estar e o melhor rendimento, certo?

Mas então, o que fazer? Separamos abaixo as principais perguntas (e respostas!) para quem pratica esportes na hora do almoço. Confira:

Devo almoçar antes ou depois do treino? As grandes refeições devem ser realizadas de 2h a 3h antes do treino, para evitar possíveis desconfortos.

Sabendo disso, como deve ser a refeição anterior? Antes do treino recomenda-se priorizar alimentos de fácil digestão e ricos em carboidratos. Bons exemplos são pães, torradas, batata e frutas secas.

E após o treino, o que devo comer? Essa refeição deve ser composta por alimentos fonte de carboidratos, para recuperar corretamente a energia gasta – como arroz, massas, batata e mandioca. Ainda é importante consumir alimentos fonte de proteínas de alta qualidade, como as carnes vermelhas, frango, peixes e ovos, para reconstruir os músculos de maneira eficiente. Os alimentos ricos em vitaminas e minerais (como as verduras, os legumes e as frutas) também devem estar no prato, já que auxiliam o equilíbrio e o bom funcionamento do corpo.

Além da alimentação, com o que mais devo me preocupar? A correta hidratação é essencial. Por isso, lembre-se de iniciar o exercício físico já hidratado e continuar com o consumo de líquidos durante o treino. Ao final da atividade, procure repor os líquidos e minerais perdidos por meio do suor de maneira correta.

 

Agora ficou fácil ir treinar na hora do almoço! Conte para a gente nos comentários: Quais são as suas experiências praticando exercícios nesse horário?