Envolver seus filhos no universo dos alimentos pode ser uma ideia divertida e saudável! Como conversamos aqui, deixá-los cada vez mais próximos dos ingredientes é interessante para conquistar, aos poucos, o paladar dos pequenos com opções mais nutritivas. Que tal dedicar um momento do seu dia para apresentar esse novo mundo para eles?

Como toda criança adora uma boa história, contar a origem dos ingredientes pode ser uma forma diferente de aproximá-los da cozinha. Quem nos ensina é a chef Adriana Mac Dowell, da consultoria Caçarola:

“Você chama a atenção da criança para a origem dos alimentos, mas sem a obrigação de comer. O consumo acontece de forma espontânea, por meio do interesse pela história”. A chef ainda lembra que é possível ensinar ditos populares e, ao mesmo tempo, apresentar novos ingredientes para a criançada.

“Um exemplo disso é a lenda de que manga com leite faz mal. Enquanto explico as origens desse folclore, aproveito para apresentar os dois ingredientes, sempre de maneira lúdica. E, no final, fazemos uma receita com eles”. O apelo deve ser sempre para a brincadeira, e não apenas nutricional.

 

Como brincar com seus filhos em casa

Para os pais que desejam experimentar essa atividade, a especialista sugere uma visita divertida ao supermercado. Lá os pequenos devem entrar em contato com os alimentos e seus cheiros e texturas. Depois, não deixe de oferecer os produtos em casa.

O segundo passo é convidá-los para preparar uma receita, sempre com a presença dos pais. “Se no fim da brincadeira a criança não comer, os adultos não precisam se sentir frustrados. A comida não pode ser uma imposição, e, aos poucos, os pequenos descobrem os sabores que gostam mais”.

O que acha de tentar essa atividade deliciosa e divertida em casa? Conte sua experiência para a gente nos comentários!

Por Marina Oliveira