A época das festas é uma das mais difíceis para quem tenta equilibrar a alimentação.  Afinal, a maioria dos pratos típicos costuma contar com muitas calorias. Mas será que conseguimos deixar esse cardápio mais leve, ao acrescentar opções saudáveis nas ceias? Pedimos a ajuda do chef Flávio Frenkel, da Anis Gastronomia, e ele separou algumas dicas para manter a reeducação alimentar mesmo no fim do ano – sem perder o clima natalino!

Segundo o chef, a ceia dos brasileiros costuma repetir os padrões norte-americanos e europeus. “O peru, as castanhas e frutas secas, o bacalhau e o leitão são os destaques”, conta. Porém, nesses locais as festas são celebradas durante o inverno.  Como em dezembro e janeiro estamos curtindo o verão, podemos optar pelos ingredientes dessa época, mais leves e saudáveis.

Ele destaca as frutas da estação, como a uva, manga, pêssego, ameixa e melão. “A acidez e doçura deles combinam com os pratos típicos do Natal. E ainda podemos harmonizar com saladas, pratos principais e sobremesas.”

E os temperos? “O sabor dos pratos tradicionais do Natal é composto por especiarias, como cravo, canela e gengibre. Porém, como estamos no verão, acredito que temperos verdes, mais abertos e alegres, combinem melhor com a nossa temperatura”, completa. Você pode optar entre cebolinha, salsinha, orégano, alecrim, hortelã, coentro e manjericão para deixar sua ceia mais leve. Já para fugir das calorias do panetone, a sugestão do chef é apostar em bolos sem adição de açúcares e gorduras.

O que acha de seguir essas dicas e deixar seu Natal mais brasileiro, colorido e com a cara do verão?

Por Marina Oliveira